quinta-feira, 20 de outubro de 2011

POR UMA NOVA UNEB!


O objetivo de transformar a sociedade, tornando-a, democrática e mais justa economicamente fez com que nos reuníssemos para encararmos os desafios que a contemporaneidade nos apresenta. Transformar a UNEB é um deles, um desafio do tamanho dos nossos sonhos. Esse ideal de mudança nos conduz e nos faz acreditar que podemos fazer a diferença, e que podemos transformar a realidade Unebiana considerada tão “normal”, mas, não queremos ser “normais”, se essa normalidade nos soa tão estranha. Ficar só em nossas salas, fazer as provas e sair com o nosso canudo na mão sem olhar pra trás sem deixarmos a nossa marca na Universidade, deixando no ar um silêncio de conformação. Por isso que não queremos essa “normalidade”, que aceita tudo como está sem tentar transformá-la. Queremos mudar os nossos destinos com força e ousadia características da juventude, desencadeando uma “desordem” criativa, fundamental para construir as mudanças que a UNEB necessita, desta forma não nos conformamos somente com a nossa formatura, optamos em LUTAR por nossa FORMAÇÃO.
Acreditamos que poderemos virar esse mundo pelo avesso, mudar esse sistema onde querem transformar a Educação em Mercadoria, no qual as COISAS valem mais que as PESSOAS.
QUEREMOS TRANSFORMAR O SILÊNCIO QUE ESMAECE NOSSOS SONHOS EM MELODIAS, A MELODIA ENTOADA PELOS ESTUDANTES QUE QUEREM SACUDIR A UNIVERSIDADE, TRANSFORMANDO O TÉDIO EM MELODIA E CONSTRUIR UM NOVO MOMENTO NA UNIVERSIDADE”.
Um momento onde prevaleça às lutas Democráticas e Populares, a Ação Politizada e Consciente se faz necessária para que possamos construir um novo modelo de Universidade.  Nesse contexto, o Movimento Estudantil precisa cumprir seu papel de vanguarda. É de suma importância repensar a UNEB e seu papel na transformação Social da Sociedade Baiana. Isso perpassa pela transformação do conceito de Universidade por meio de uma reformulação ideológica no Projeto da UNEB, essencial para construirmos uma nova lógica estruturante para a Universidade. Consideramos que a forma como a UNEB está estruturada requer uma transformação imediata, para acompanhar o processo de modernização das Universidades Federais, representando um sinal de alerta para as UEBAs (Universidades Estaduais da Bahia).
Acreditamos que os cursos de licenciaturas são muito importantes para UNEB. A formação de professores é um papel que a Instituição tem exercido com excelência ao longo dos anos, porém só as licenciaturas não serão capazes de transformar a realidade da nossa gente. Defendemos uma reforma na matriz curricular da UNEB urgentemente, com criação de novos cursos de bacharelados, para suprir as demandas sociais de nosso Estado, por isso, defendemos um Plano de Reestruturação da UNEB um projeto que seja capaz de dialogar de forma ampla com as demandas regionais. O primeiro passo nesse caminho, é  lutar por uma Política que possa garantir melhores condições para toda a comunidade acadêmica: valorização dos Professores e Técnicos Administrativos, Política de Assistência Estudantil de qualidade, Autonomia Universitária, Ampliação das Políticas Afirmativas, Aumento de investimento em infra-estrutura e etc.
Por isso resolvemos nos Organizar numa chapa - TRANSFORMAR O TÉDIO EM MELODIA - para disputar as eleições do Diretório Central dos Estudantes – DCE-UNEB – por entendermos que só os Estudantes organizados serão capazes de transformar a realidade em que vivemos na Universidade.  Precisamos pressionar o Governo do Estado de modo a apresentar um Projeto Político para Educação Superior na Bahia. Um projeto que torne as Universidades Estaduais uma prioridade de Estado, criando uma política semelhante ao (REUNI) implementado pelo Governo Federal nas Universidades Federais, o que garantiu a expansão de vagas, contratação de professores e técnicos, aumentando os investimentos em Pesquisa, Extensão e infra-estrutura, representando um avanço na Educação do nosso país.
Nossos projetos são audaciosos, do tamanho dos nossos sonhos, não temos medo de sonhar, mesmo que nos chamem de utópicos e de loucos. Nossa loucura tem um sentido: precisamos nos organizar coletivamente para que esse sentimento de mudança conquiste mais jovens corações em cada canto da UNEB, por isso nos movimentamos, lutamos e sonhamos. Somos sim, Sonhadores!  Sonhadores de diversos Campi, de Norte a Sul da Bahia, que acredita que é possível construir uma Universidade para todos, que possa dialogar com o povo baiano, sobre suas necessidades e oferecer a este povo a sua produção acadêmica, objetivando cada vez mais melhorar a qualidade de vida das pessoas, porque  são estas o elemento mais importante para a transformação Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário