quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL


“Democracia é dar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um”.  Mario Quintana

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, O que é?
 É o conjunto de políticas realizadas através dos programas de promoção. Tem como objetivo criar condições que contribuam para a permanência dos estudantes na Universidade, melhorando sua qualidade d vida e seu desempeno Acadêmico .
A criação da Praes ( Pró- Reitoria de Assistência Estudantil)  foi uma  conquista histórica do Movimento Estudantil da UNEB.  Sua construção está sendo muito importante para suprir essas carências estudantis acumuladas por anos, mas ainda está no início do caminho e necessita de um orçamento digno para implementar uma Política de Assistência Estudantil  que assegure, com qualidade, condições adequadas  de permanência  para  os  Estudantes de menor poder aquisitivo que representam a maior parte do corpo discente da Uneb..
Cobrar a implementação de um plano de Assistência Estudantil para as Universidades Estaduais, forte e eficaz, capaz suprir as carências existentes que dificultam a permanência dos Estudantes na Universidade.  Entendemos que Assistência Estudantil dever ser encarada como uma questão prioritária na UNEB, porque ela se constitui o elemento essencial para a permanência   do Estudante  na Universidade, repercutindo diretamente  no seu  desempenho acadêmico,   influenciando em questões básicas que afetam sua formação  como  Cultura,  Lazer,Moradia, Transporte, Estagio  e etc.
RESIDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS
Precisamos reivindicar a construção de residências universitárias próprias, chega de imóveis alugados e sem condições mínimas de habitação. A construção das residências podem ser realizadas nos próprios campi da UNEB,  criando espaços de convivência entre os estudantes.
RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO
A construção do Restaurante Universitário que é outra demanda histórica dos estudantes da uneb precisa sair do papel e virar realidade. É necessário que se inicie com urgência a construção dos Restaurantes que já estão previstos para Salvador, Juazeiro e Alagoinhas, se estendendo para outros  campi que tem demanda suficiente para ter um R.U. Nos Campi que não comportam um  Restaurante Universitário, se faz importante a formulação de uma política de reestruturação das cantinas existentes, para que possam fornecer refeições financeiramente acessíveis para os estudantes.
TRANSPORTE INTERMUNICIPAL.
Com seus 24 Campi espalhados por toda Bahia, a uneb consegue proporcionar o Ensino Superior a mais de 100 municípios baianos. Lutar por um programa de transportes intermunicipais com meia passagem é fundamental para reduzir a evasão dos estudantes que não tem condições de custear as passagens. Não podemos ficar dependendo de prefeituras para podermos estudar. Transporte Intermunicipal é um problema político e social que merece uma resposta efetiva do poder público Estadual
MAIS PROPOSTAS:
Implantação de  escolas creches  para as estudantes mães.
Assistência médica e odontológica  para todos os estudantes - convênio com a Secretaria de Saúde .
Compra de mais ônibus próprios para aulas de campo e eventos estudantis
Reativação das carteirinhas de meia entrada do DCE-uneb.
Incentivar a criação de empresas Júnior e cooperativas estudantis - integração Universidade x Estágio.
Projeto diferenciado para alunos com necessidades especiais – Projeto Acessibilidade Já!
Lutar pela reavaliação dos programas de ensino, pesquisa e extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário